Os Vasos Sanguíneos

Os vasos sanguíneos formam uma rede de tubos que transportam o sangue pelo corpo. Esses tubos possuem diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial (oxigenado) e venoso (rico em gás carbônico), constituindo o sistema cardiovascular ou circulatório.


Existem três tipos de vasos sanguíneos em nosso corpo:

Artérias

São vasos de paredes relativamente espessa e muscular, que transporta sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. A maioria das artérias transporta sangue oxigenado; mas as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado do coração até os pulmões. A aorta é a artéria mais calibrosa do corpo humano.

Veias

As veias são vasos de parede relativamente fina, que transportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração. A maioria das veias transporta sangue não oxigenado, mas as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões até o coração.

Principais Veias do Corpo Humano

Veias Pulmonares: Essas veias se encarregam de levar o sangue rico em oxigênio dos pulmões até o átrio esquerdo do coração.

Veia Cava: As veias cavas (superior e inferior) são responsáveis por levar o sangue pobre em oxigênio (rico em dióxido de carbono) do corpo até o átrio direito do coração. Nesse ínterim, a veia cava superior transporta o sangue da parte inferior do corpo, enquanto a veia cava inferior transporta o sangue da parte superior do corpo, ou melhor, da cabeça e dos membros superiores.

Veia Jugular: essa veia está localizada no pescoço e sua função é transportar o sangue venoso (rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio) do crânio para as partes do corpo.

Veia Safena: principais veias do sistema venoso, as veias safenas são responsáveis pelo transporte de sangue de cima para baixo.

Capilares

Muito finos e permeáveis- estão presentes nos tecidos do corpo, cedendo nutrientes, gás oxigênio e hormônios às células. Além disso, recolhem gás carbônico e resíduo do metabolismo celular.

Veja Sistema Respiratório 
        Sistema Nervoso



Nenhum comentário:

Postar um comentário