Sistema tegumentar

A pele é o maior órgão do nosso corpo, reveste e assegura grande parte das relações entre o meio interno e o externo. Além disso atua na defesa e colabora com outros órgãos para o bom funcionamento do organismo, como no controle da temperatura corporal e na elaboração de metabólitos. É constituída de derme e epiderme, tecidos intimamente unidos, que atuam de forma harmônica e cooperativa.

Epiderme

A epiderme é composta por epitélio de revestimento que é um tecido estratificado, pavimentoso e queratinizado, ou seja, formado por várias camadas de células com diferentes formas e funções. As células superficiais são achatadas como se fossem escamas e possuem queratina. A epiderme não possui vasos nem nervos; tem espessura variada, sendo mais grossa nas regiões de atrito como solas dos pés e palmas das mãos e mais fina sobre as pálpebras e próximo dos genitais.



Derme

Corte transversal da pele: a epiderme é a parte mais escura, sendo a camada córnea mais externa e a derme é a mais clara.

A derme é formada de tecido conjuntivo denso. Sua composição é essencialmente de colágeno e outras glicoproteínas e fibras do sistema elástico. As fibras elásticas formam uma rede ao redor das fibras de colágeno que conferem flexibilidade à pele.

A camada imediatamente abaixo da epiderme é chamada de camada papilar pois possui inúmeras papilas dérmicas encaixadas nas reentrâncias da superfície irregular da epiderme. Em seguida há a camada reticular que contém mais fibras elásticas, além de vasos sanguíneos e linfáticos e terminações nervosas, também são encontradas glândulas sebáceas e sudoríparas e as raízes dos pelos.

Hipoderme

Localizada logo abaixo da derme encontra-se a tela subcutânea ou hipoderme, que é uma camada de tecido conjuntivo frouxo rica em fibras e células adiposas. A gordura que se acumula nessas células funciona como reserva de energia e isolante térmico.

Estruturas Anexas da Pele

Existem diversas estruturas relacionadas aos tecidos epiteliais e conjuntivos que formam a epiderme e derme, respectivamente, cada uma com função específica. As glândulas secretam suor ou sebo que ajudam a controlar a temperatura corporal e lubrificar a pele. As unhas protegem a ponta dos dedos e ajudam a agarrar objetos. Os pelos têm papel sensorial, por terem terminações nervosas ligadas à base do folículo; há também outras terminações espalhadas na pele, que permitem a percepção de estímulos como: temperatura, pressão, tato e mecânicos.

Representação do folículo piloso e pelos, glândulas e outras estruturas presentes na pele

Pelos



São compostos de células mortas da epiderme compactadas e queratinizadas. Os pelos do corpo e os cabelos são formados no folículo piloso, que é um tubo epidérmico, rodeado de nervos sensoriais, que confere sensibilidade às pressões exercidas no pelo. A base do folículo, chamada bulbo, se encontra na derme e produz sempre células novas, que à medida que vão emergindo recebem melanina (que dá a cor ao pelo, quanto mais melanina, mais escuro será) e queratina. Outras estruturas ligadas ao folículo são: o músculo eretor do pelo (músculo liso que movimenta o pelo, deixando a pele arrepiada), as glândulas sebáceas (lubrificam o pelo) e as glândulas sudoríparas.

Unhas


Têm formação semelhante a dos pelos, no entanto, as unhas nunca param de crescer enquanto que o folículo piloso em alguns momentos entra em repouso fazendo diminuir o crescimento dos pelos. A unha começa a ser formada na raiz, que fica enterrada na pele, onde as células se multiplicam e vão emergindo. A seguir, as células sintetizam queratina na região da cutícula ou eponíquio, que é uma dobra de pele, e continuam seu movimento. Quando ficam expostas, as células já estão mortas, bastante achatadas e queratinizadas, formando a unha como a vemos.

As unhas oferecem um bom indício sobre a saúde da pessoa, podendo ficar quebradiças, mais finas ou deformadas devido a situações de grande estresse, períodos de febre prolongados ou por uso de drogas ou medicamentos mais fortes. Ajudam a proteger as extremidades dos dedos, área extremamente sensível e também auxiliam a agarrar os objetos.

Veja Sistema Sensorial




Nenhum comentário:

Postar um comentário